17/02/2011

Conversando contigo, 1 ano depois...


Há dias encontrei uma amiga tua, daquelas que são de sempre e para sempre, e falava-me ela das inúmeras vezes em que tem o impulso de te contar uma novidade qualquer, um desabafo, uma alegria maior ou uma tristeza mais cinzenta... e... nada, choca, simplesmente, com o enorme muro da tua ausência.
E dói. Dói muito, continua a doer.
É assim há um ano.
Tenho a certeza de que o que ela sente é exactamente o mesmo que sente o teu Pai, o teu irmão, as tuas primas, tantas outras amigas e amigos, família, a minha irmã, o Zé Diogo.
Digo a todos eles o mesmo que lhe disse a ela : falem.
Sim, falem, falem contigo sempre que tiverem vontade.
É isso que eu faço desde há 1 ano. Falo contigo da mesma forma que, há 18 anos, falo com a Guida.
Choramos juntos ás vezes, é verdade, mas também sabemos continuar a rir, a rir muito.
Eu conto-te as estórias que vou passando, tu metes-te comigo (sim, a praga das "fofinhas" é só um exemplo, que esse epíritozinho venenoso de que todos temos saudades não deixa passar em claro nada do que me vai acontecendo...) umas vezes pões-me a pensar, outras até me dás uma força, do tipo "agora sim, assim está bem"...
No fundo, és cúmplice, parceira, como sempre foste.
E isso faz com que a saudade - que está cá e nunca irá desaparecer - seja mais suportável e se vá tornando não apenas numa dor e sim em algo com que se convive em todos os momentos, que está cá sempre, que é apoio nas horas más e partilha a alegria das horas boas.
Quando, há 1 ano atrás, falava da janela no meu coração, do tal lugarzinho que é só teu e é inatingível e intocável, era a isto que me referia.
O tal lugar onde podemos continuar a partilhar coisas, a conversar, a rir e a chorar.
Todos somos diferentes, todos temos a nossa forma de lidar com a dor e a perda, mas comigo pensar assim ajuda.
Isto é tudo o que gostava de dizer aos teus - nossos - amigos, num dia em que sei que todos sentimos a mesma saudade.
Vamos falando. Entre nós e contigo, sempre.

3 comentários:

  1. Adorei ler e partilhar saudade
    Zé Almada

    ResponderEliminar
  2. O lugar onde podemos partilhar coisas, conversar, rir e chorar... é aqui mesmo! Beijos Amigo!

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso de ler e sei que conforme não nos esquecemos nunca da nossa amiga ela também não se esquece de nós! Um grande abraço!

    ResponderEliminar