17/03/2010

É bom falar contigo !


Um mês... Passaram já trinta dias desde que tu - ... vês ? ... há coisas que consigo dizer mas que me custam tanto a escrever ! - ...trinta dias desde que o teu coração deixou de bater. Fica assim, então. Um mês em que continuo a sentir-me como se estivesse num sonho terrível, sempre à espera de acordar, naquele estado que varia entre a tantas vezes esforçada hiper-energia e a preguiça que disfarça o desespero de um vazio enorme. Queria tanto poder conversar contigo, explicar-te o que sinto ! É exactamente a constatação dessa impossibilidade que, mesmo repetida todos os dias, continua a atingir-me como um raio, sem pré-aviso, quando estou sózinho e quero contar-te alguma coisa, divertida, chata, uma fofoca, barafustar simplesmente contra a porcaria das papeladas de que é preciso tratar.
Há 30 dias que é isto. Rio, brinco, divirto-me, discuto, chateio-me, faço novos amigos, confirmo velhos companheiros e quando te quero contar isto tudo...descubro que o cacetinho deste vazio, como tu dirias, dói que se farta !
Tenho, sobre a maioria das pessoas que nos rodeavam e provavelmente sentem qualquer coisa parecida, a "vantagem" (olha só a ironia...) de já ter passado por isto.
Sei, por isso, que este vazio nunca vai desaparecer, vai apenas mudar. Aprende-se a viver com isto quando se encontra o espaço que já está reservado cá dentro de nós para quem partiu. Um espaço que é único e intocável, feito das mais belas memórias e por isso mesmo indiscritívelmente bonito. Um espaço onde se continua, para sempre, a ser feliz...Pois, não me gozes, mas se calhar é este o meu conceito esquisito de vida eterna !
É por saber isto que não tenho medo da vida. Choro quando me apetece e não quando devia ou quando me vêem. Exactamente como quando rio : rio quando me apetece mesmo quando não devia e não só quando não me vêem... Vivo. Seria bonito dizer que vivo porque tu assim quererias, espécie de homenagem suprema, muito poética...mas eu sou mais da prosa - e tu sabes isso tão bem ! - por isso digo, simplesmente, que vivo porque sou humano. Vivo, por isso, com alegria e com tristeza, com esperança e com desespero, com prazer e com dor. Sem máscara nem rede como sempre, e com a absoluta certeza - e isto é que é verdadeiramente importante - de que nunca mais nada nem ninguém poderá atingir-te lá no lugar onde tu e eu somos felizes para sempre.
E vou continuar assim, a ser como sou, com "essa estranha mania de ter fé na vida" (como dizia a canção...) a sobrepôr-se a todos os desesperos.
Sei que tenho a tua ajuda para isso e tenho à minha volta alguns amigos que puxam por mim, sem se imporem mas estando presentes, amigos recentes e de mais tempo, alguns percebendo perfeitamente a minha forma de reagir outros nem tanto mas capazes de serem solidários sem reservas.
Dói, custa, mas a malta vai lá... Nós os dois sabemos que sim...e o resto que se lixe !
Que bom que é conseguir conversar contigo !

5 comentários:

  1. quando escreves de coração aberto podes estar certo que és ouvido e terás as respostas dentro do teu sentir, numa conversa/diálogo que te trará Paz e sossego. E o Tempo, nosso eterno amigo, sempre ajudará a superar o que parece insuperável.Um beijão da amiga de sempre
    SãPS Vou até S. Paulo , mas estarei on line para te ir visitando.

    ResponderEliminar
  2. Companheiro...
    Depressa corre o tempo e, ao mesmo tempo, por vezes, parece que tudo parou...
    O vazio da ausência e o cheio da angústia que se confundem!
    A Vida que se sabe ser nossa mas que não parece real...
    Enfim, é a perda e essa dói!
    Gostava de te dizer que tudo vai ficar bem e que o tempo tudo cura, mas não sei se é bem assim.
    Sei que a Vida é assim...
    Feita da alegria de a partilharmos com pessoas especiais e da tristeza de as perdermos.
    O que importa são os momentos que não deixamos passar em branco e que usufruimos até ao fim.
    Mas uma coisa tenho a certeza!
    Os que amamamos nunca deixam de olhar por nós!
    Chama-lhe Fé...

    ResponderEliminar
  3. querido amigo, é verdade... já passou um mês...e a Lena continua tão presente nas nossas vidas! quero que saibas que para mim assim vai continuar, sempre...
    sei que estes dias têm sido muito dificeis para ti principalmente porque sei como é dificil ter que por os pés no chão e ter que tratar das inúmeras burocracias fúteis das quais somos obrigados a tratar imediatamente após uma perda como esta, não há respeito nenhum pelo luto que temos que fazer e que em termos de tempo é diferente, de pessoa para pessoa...
    diariamente, penso constantemente na nossa Leninha, ela está presente, sempre. estou sempre a lembrar-me do seu sorriso e boa disposição! Que enorme alegria de viver que ela tinha...
    Sabes, ela dizia-me muitas vezes - quando me via stressada com o trabalho e sem paciencia para as chatices que tenho que resolver diariamente naquela selva que é o hospital - Ana, aproveita bem a vida, não te desgastes com coisas que não valem a pena... lembro-me destas palavras constantemente e tenho feito um esforço enorme para pôr em práctica estes sábios conselhos!!!
    pois é amigo, quero que saibas que são as lenas, os zés e tantos outros com os quais tenho privado ao longo dos últimos 16 anos, a trabalhar na Cardiologia de Faro, que me dão força para seguir em frente e encarar a vida - com as suas alegrias e contrariedades - sempre com um sorriso nos lábios!!! Beijos grandes cheios de força e de saudades, Ana Saias

    ResponderEliminar
  4. Companheiro... Só para te deixar aquele abraço do costume...

    ResponderEliminar
  5. Sem pré aviso, descobri acidentalmente que a Lena tinha partido...e arrepiei-me da cabeça aos pés e senti medo e a porra do peso da injustiça divina. Conhecia a Lena desde miúda, não sendo nunca, no entanto, uma amiga intima.
    Sem te conhecer, QUASE consigo entender a tua dor porque já perdi assim uma irmã querida, pufff, do nada.

    Vim cá parar através do Facebook, através de cerca de 30 amigos comuns. Fui descendo, fui lendo e cheguei aqui. Não sendo um post para ter piada, não deixei de a achar na coincidência da tua afirmação de que eras mais prosa do que poesia..."Sou____________umas vezes ASSIM, outras ASSADO (muito mais prosa do que poesia, muito mais assim do que assado...)" esta é a descrição do meu perfil nessa coisa absurda que é o FBook.

    Vai passar essa dor tão aguda, um dia...

    ResponderEliminar